RSS Feed

Uso de alternativas “limpas” de transporte

Fala-se tanto sobre a necessidade de diminuir o uso de carro em nosso dia-a-dia, de utilizar meios de transporte alternativos como a caminhada, bicicleta, metrô, trens para reduzir a emissão de agentes poluentes, se beneficiar com as vantagens da atividade física desses meios e reduzir o estresse causado pelo transito caótico.

Concordo com todos os argumentos e vou me planejar para andar de bicicleta e a pé quando minhas 2 filhas pequenas crescerem um pouco e os governos investirem em infraestrutura para garantir a segurança dos ciclistas e pedestres.

O discurso quanto ao uso de alternativas “limpas” de transporte é importantíssimo, mas infelizmente nossa realidade como mães (e motoristas) e profissionais nos impede de colocá-lo em prática. Temos mil compromissos em cantos opostos da cidade entre natação, inglês, ballet e escola (dos filhos) e reuniões, almoços e compromissos profissionais (da mãe) e tudo com os minutos cronometrados.

Aí nos deparamos com a falta de estrutura coletiva de deslocamento como metrô, trens…

Como resolver?

Eu, particularmente, acabo me resignando em utilizar meu transporte altamente poluente, mas tento compensar assumindo outras atitudes ecológicas e me comprometo a divulgar tecnologias e ações que reduzam o impacto ambiental do meu, do nosso comodismo e conforto.

E para selar meu compromisso, gostaria de divulgar aqui o ganhador do carro do Ano de 2011 pelo Salão de Nova York 2011 – Um carro ecológico, o Nissan Leaf. O veículo elétrico da Nissan desbancou candidatos como a BMW Série5, o Audi A8, o Jaguar XJ, o Volvo S60 e Audi A1.

O Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico produzido em grande escala no mundo. Não bastasse isso, o carro possui autonomia de 160 horas e não emite nada de CO2. O carro possui ainda o sistema Connected TI, capaz de monitorar o consumo e a carga das baterias.

Atualmente o Nissan Leaf é vendido apenas no Japão, em Oppama (EUA) e algumas cidades da Europa. O lançamento global do carro deve acontecer em 2012.

Então, se AINDA, não podemos abrir mão do nosso veículo motorizado que tenhamos a oportunidade, num futuro próximo, de ter opções de carros elétricos acessíveis.

E para àqueles que tiveram a atitude de mudar seu estilo de vida e adotar a bicicleta como seu meio habitual de transporte, parabéns! Esta é, sem dúvida, minha meta para o futuro.

Abraços.

Janete.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: