RSS Feed

Turismo Sustentável

Hoje descobri uma agência de turismo diferente e muito interessante e resolvi compartilhar aqui no blog. A AOKA é uma agência de Eco-Turismo que se auto-denomina de agência de turismo sustentável, porque o nome “eco-turismo” acabou sendo deturpado no Brasil, e é usado para turismo de aventura ou qualquer tipo de turismo de natureza.

A proposta da Aoka é bastante inovadora e me atraiu principalmente pela veia social e por vender experiência de vida.

Vou transcrever aqui entre aspas um resumo que peguei do press kit deles, que dá mais noção de como funciona o trabalho da agência.

“AOKA desenha e operacionaliza viagens inusitadas em parceria com comunidades e ONGs locais, de reputação e atuação socioambiental. Estas comunidades atuam como embaixadores locais para aprofundar as relações entre visitantes, natureza e comunidades, garantindo o alinhamento de princípios e valores entre todos, assegurando o respeito mútuo e uma preocupação real com a sustentabilidade dos destinos e parceiros.

Com uma proposta ousada e sem precedentes, a empresa utiliza times multidisciplinares que combinam anfitriões (das comunidades locais), facilitadores e especialistas de diversas áreas (arqueólogos, antropólogos, biólogos), para conduzir as viagens de modo criativo. A sinergia dessas pessoas cria ambientes que potencializam a qualidade dos encontros. Cada viagem é cuidadosamente desenhada para ser uma experiência inesquecível.

Além da experiência individual, o modelo de negócio social da AOKA contribui com as ONGs e comunidades parceira através da inclusão social, gereção de renda e incentivo ao empreendedorismo de pequenos negócios relacionados ao turismo responsável, valorização da cultura local e troca de conhecimentos entre comunidades, visitantes e profissionais, visando solucionar problemas socioambientais locais.”

Alguns dos destinos oferecidos por eles são:

Uacari Lodge Reserva Mamirauá:

Mamirauá foi a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no Brasil. Situa-se na confluência entre os Rios Solimões e Japurá. Lá fica a maior floresta alagada do mundo, com uma biodiversidade impressionante, com mais de 400 espécies de aves, por exemplo.

Inserida dentro desse paraíso verde, apresentamos a Pousada Uacari que está ligada ao Programa de Ecoturismo do Instituto Mamirauá. Seu planejamento e desenvolvimento foi realizado ao longo dos 10 últimos anos pelas comunidades locais, pesquisadores e técnicos do Instituto. Tudo isso para encontrar a fórmula perfeita entre conforto e mínimo impacto.

Amazônia Cristalino Jungle Lodge

O Cristalino Jungle Lodge é um dos parceiros Aoka que selecionamos a dedo. Para quem quer conhecer e compreender um pouco o milagre da biodiversidade amazônica, aliando total conforto, infraestrutura impecável e a garantia da sustentabilidade, esta viagem é imperdível. O Cristalino tem o compromisso de fazer com que os visitantes tenham uma experiência única na floresta enquanto aprendem sobre o meio ambiente e sua importância para nossas vidas diárias. Os guias são amantes da natureza que dividem seu conhecimento e respeito pela Amazônia. O lodge foi construído em harmonia com a floresta que o envolve. Oferece acomodações que utilizam práticas sustentáveis e, as pequenas proporções do lodge, garantem aos visitantes uma atenção sem precedentes. Além do turismo responsável, o lodge também tem uma importante função de conservação ambiental – através da preservação da Reserva Particular do Patrimônio Nacional – e uma função social – através de diversas ações de educação ambiental que realiza na região.

Confira mais destinos no site: www.aoka.com.br

No site da AOKA, tem também os comentários de quem já viajou com eles:

““Navegando pelo Rio Negro fizemos uma roda de conversa onde cada um se apresentava, inclusive nosso anfitrião local. Samuel é índio, da etnia Baré. Nasceu numa tribo isolada, próxima da fronteira com Venezuela. Contou-nos brevemente sua decepção com o turismo… E que aceitou conduzir nosso grupo quando conheceu o propósito da Expedição Aoka, de conhecer a Floresta de perto, através do contato com moradores e experimentando situações dos que vivem lá” ”
Tayla Monteiro na Expedição Fluvial Aoka TEDxAmazônia, Novembro/2010

Fique muito inspirado com o trabalho deles e morrendo de vontade para tirar uma férias e experimentar este novo modelo de turismo. Tenho certeza que irão transformar ainda mais o meu jeito de ver o mundo.

Abraços

Carol Vermelho

About vitrineverde

Você acha que ter estilo é fundamental, mas cuidar do planeta também é! Então este espaço é para você se inspirar. Aqui na nossa vitrine vamos trazer para você todas as tendências de moda, beleza e saúde sempre ligadas na conservação e na recupeção do nosso planeta. Vai para a vitrine também as inicitivas de pessoas fashion e engajadas em fazer um mundo melhor para se viver. Não vai faltar dicas de Eco produtos e Eco Atitudes. Para você usar e abusar!

One response »

  1. leandroherculano

    Estou com vontade de viajar…

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: