RSS Feed

Matérias Primas Sustentáveis – Algodão Orgânico

Dando continuidade a nossa série de post sobre Matérias Primas Ecológicas, vamos falar um pouco do Algodão Orgânico.

Para sermos bem didáticos, o algodão orgânico é todo aquele obtido em sistemas sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos.

As lavouras de algodão são campeãs mundiais do usa de agrotóxicos, Segundo a OTA (Organic Trade Association) o algodão ocupa pouco mais de 2,4% de toda a área agriculturável do planeta, porém é responsável por cerca de 24% de vendas do mercado global de inseticidas e 11% das vendas globais de pesticidas. Uma alternativa para esse cenário é o algodão orgânico, já cultivado em mais de 20 países e que adota o processo de cultura biológica.

Os produtores trabalham com a prevenção ao invés do combate reativo das pragas e dos problemas gerados pela monocultura. Sob o ponto de vista sócio econômico, a produção de algodão orgânico vem acabando com a mão de obra barata e às vezes até infantil, além de reduzir o impacto dos grandes produtores mundiais que sacrificam a cadeia em busca de volume e produtividade.

Nos processos de manufatura do algodão orgânico, não há adição de petroquímicos, ceras, formaldeideos, agentes químicos preventivos, alvejantes químicos e outros produtos que dão o aspecto final de tecido macio, que não encolhe, não amassa, é antiestático, e outros atributos que comercialmente as empresas vêm tentando apresentar ao consumidor.

Produtos alternativos como óleos naturais e biodegradáveis, amidos vegetais, tinturas naturais de origem animal e vegetal, e até sementes de variedades de algodão de cor natural são utilizados na produção orgânica e esta tecnologia vem superando às tradicionais na geração de um produto de alta qualidade, maciez e durabilidade.

A demanda pelo algodão orgânico existe, é crescente em todo mundo e cada vez mais novos produtores estão se adequando e investindo no setor.

Cabe aos consumidores optar pela Moda Sustentável e pelo uso do algodão orgânico, a fim de minimizar o impacto ambiental gerado pela produção do algodão convencional e incentivar o aumento da oferta de algodão orgânico no mercado.

Várias marcas do segmento de Moda Sustentável estão utilizando a matéria prima na elaboração de suas coleções – Joyful, Aldeia Brasileira, Raiz da Terra, Bela Grafô, para citar apenas algumas.

Não deixem de conferir a versatilidade do algodão orgânico utilizado em peças super atuais a venda na Ecochoice.

Um abraço e até amanhã com mais novidades.

Janete.

About vitrineverde

Você acha que ter estilo é fundamental, mas cuidar do planeta também é! Então este espaço é para você se inspirar. Aqui na nossa vitrine vamos trazer para você todas as tendências de moda, beleza e saúde sempre ligadas na conservação e na recupeção do nosso planeta. Vai para a vitrine também as inicitivas de pessoas fashion e engajadas em fazer um mundo melhor para se viver. Não vai faltar dicas de Eco produtos e Eco Atitudes. Para você usar e abusar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: